Xilitol na lavagem nasal

Conheça essa solução natural para ajudar no controle de doenças respiratórias

O xilitol é um adoçante natural que vem sendo cada vez mais utilizado em diversos produtos, incluindo pastilhas para a garganta, balas, chicletes e bolos.

Além disso, o xilitol também pode ser usado como um adjuvante no tratamento de doenças respiratórias, como sinusite e rinite. Assim como na odontologia no combate à formação de cáries.

 

Uma das maneiras mais comuns de usar o xilitol é através da lavagem nasal. Essa técnica consiste em dissolver uma pequena quantidade de xilitol em solução fisiológica e usar essa solução para limpar o nariz e os seios nasais.

A lavagem nasal com xilitol pode ser feita com um aparelho próprio, com uma seringa nasal ou um frasco de irrigação nasal.

xilitol
PUBLICIDADE

O que é o Xilitol?

O xilitol é um tipo de poliol, ou seja, uma classe de carboidratos que possui propriedades adoçantes. Ele tem cerca de 70% da doçura da sacarose (açúcar refinado comum) e é cerca de 40% menos calórico.

Além disso, o xilitol é rapidamente absorvido pelo corpo e não causa picos de insulina, o que o torna uma opção atraente para pessoas com diabetes ou que buscam uma alimentação mais saudável.

Mas por que usar o xilitol na lavagem nasal?

Existem algumas razões pelas quais o xilitol pode ser uma opção interessante para essa finalidade. Algumas dessas razões incluem:

  • Redução da inflamação: o xilitol possui propriedades anti-inflamatórias, o que pode ajudar a aliviar os sintomas de doenças respiratórias, como sinusite e rinite.
  • Melhora da circulação sanguínea: o xilitol pode aumentar a circulação sanguínea nas mucosas nasais, o que pode ajudar a melhorar a respiração e aliviar a congestão nasal.
  • Melhora as defesas do tecido de revestimento da cavidade nasal.
  • Prevenção de infecções: o xilitol possui propriedades antimicrobianas, o que pode ajudar a prevenir infecções nasais e respiratórias.
  • Sem efeitos colaterais: o xilitol é um adoçante natural e seguro, e não causa efeitos colaterais indesejados em decorrência da lavagem.
dispositivos de lavagem com xilitol

No Brasil temos atualmente em comercialização dois dispositivos de lavagem nasal com Xilitol:

  • Rinosoro Jet XT: que é um spray de soro com jato contínuo. Ele borrifa o xilitol diluído na solução fisiológica a 0,9% por toda cavidade nasal;
  • Nasoar XT: dispositivo de lavagem de alto volume que contém sachês de solução fisiológica tamponada (com bicarbonato) associada ao xilitol.

No entanto, é importante lembrar que o uso do xilitol na lavagem nasal deve ser feito com moderação e sob orientação médica.

Além disso, o xilitol não deve ser usado como substituto de tratamentos médicos indicados pelo otorrinolaringologista. Se você está considerando usar o xilitol na lavagem nasal, é importante conversar com seu médico antes de iniciar o tratamento.

IIMPORTANTE: Este artigo possui apenas caráter informativo! O mesmo não é uma recomendação médica! E por fim, não possuo qualquer conflito de interesses com qualquer uma das marcas citadas nesse artigo.


Gostou do conteúdo?

Siga minhas redes sociais para mais!


Dr. Guilherme Castro Alves

Otorrinolarigologista

CRM MA 8789 RQE 4738

Posts

Dr Guilherme Castro Alves
Otorrinolaringologista
CRM - MA 8789
RQE 4738