É UMA DOENÇA INFLAMATÓRIA QUE ATINGE A GARGANTA COM MUITA FREQUENCIA!
Se você tem com frequência pigarro, tosse, rouquidão e dor de garganta, atenção!
O refluxo da garganta ou laringofaríngeo, caracteriza-se pelo retorno do conteúdo ácido do estômago para o esôfago (que é o canal pode onde passam os alimentos que ingerimos) e que pode também atingir a garganta.
Todos nós apresentamos, normalmente, vários episódios de refluxo ao longo do dia, principalmente após as refeições. Porém, quando o refluxo se torna excessivo, causando sintomas ou lesões, denomina-se doença do refluxo.
A presença desse ácido em contato direto com as cordas vocais pode levar ao inchaço das mesmas e mudança da qualidade da voz. Na laringe ainda pode causar um estado chamado laringite crônica e até faringites recorrentes. Além de facilitar o mau-hálito, doenças da boca e dos dentes. Em alguns casos desencadeiam crises de otite, rinite ou sinusite.
O seu tratamento envolve medicações, mudanças de estilo de vida, atividade física, reeducação alimentar e, em alguns casos mais específicos, cirurgia.
Se não for tratado, o refluxo na laringe e faringe, associado principalmente à bebida, drogas ou cigarro podem causar irritações graves na garganta, levando ao aparecimento de feridas nas cordas vocais e podendo até transformar-se em lesões mais graves.
Você já conhecia o refluxo laringofaríngeo?
Compartilhe esse conteúdo com alguém que precisa saber!!